segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mundo elétrico


Benedito Carlos Coutinho e José Nilton Coelho ajudando ligação elétrica de doispostes na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira em Pouso Alegre
A eletricidade está sempre presente em nossa vida e em nosso trabalho. Mas poucos sabem como ela surgiu.

Muitos séculos antes da lâmpada ser inventada um grego chamado Tales, percebeu que existia algo que hoje conhecemos como eletricidade. Ele percebeu que ao esfregar
Âmbar na pele de um carneiro, ele atraia coisas pequenas como pedaços de palha e madeira. Isso aconteceu por volta de 585 antes de Cristo.

No século 16, o médico inglês William Gilbert soube das descobertas de Tales e passou a fazer algumas esperiências e descobriu que se outros materiais fossem esfregados no Âmbar, eles também atraem pequenos objetos.

Como âmbar em grego é eléktron, Gilbert chamou de “elétricas” todas as coisas que tinham a mesma reação de atrair pequenos objetos. Ele passou também a chamar de eletricidade a misteriosa capacidade que os materiais adquiriam de atrais coisas.

Mas apenas no ano de 1729, foi que o também inglês Stephen Gray descobriu que para eletrizar um objeto bastava aproximá-lo de coisas que já estavam eletrizadas. A partir daí, foram descobertos os fios condutores, a lâmpada e tudo que usamos hoje em dia que é movido a eletricidade.

Em sua primeira edição, bem vindo ao blog do informativo “Choque”, vamos juntos mostrar as histórias e informações das pessoas que constroem um mundo elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário