quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As evoluções no trabalho elétrico

Antônio Clarete, diz que os equipamentos de
segurança evoluiram e se aprimoraram ao longo
dos anos


A melhoria nos equi­pamentos de segurança. De acordo com o eletricista, An­tônio Clarete da Silva, esta foi a maior evolução no trabalho com eletricidade em todos os 27 anos em que atua no ramo de construções elétricas. Na empresa desde 2004, Silva co­meçou na profissão de ajudan­te na década de 80, depois se tornou eletricista e, atualmente é supervisor de obras na Rizal.

O assunto que permeia nossa conversa é a evolução na segurança. Antônio Clarete, ou simplesmente Coelho, como é conhecido na empresa, conta que já passou por muitas situa­ções complicadas no passado, devido à falta de segurança no trabalho. A maior delas era a falta de transporte adequado. Na empresa em que aprendeu tudo que sabe hoje, o supervi­sor de obras enfrentava proble­mas de falta de segurança no transporte, nos equipamentos de proteção individual e na falta de comunicação. Ele diz que a culpa não era da empresa, mas sim das tecnologias e metodo­logias da construção elétrica, que eram rudimentares e não ofereciam eficiência na segu­rança. “Naquela época a gente vivia desamparado, no cami­nhão, viajávamos sentados nos postes ou por cima das ferra­mentas. Nem telefone a gente tinha. Para fazer ligações era só no orelhão, por meio de fi­chas”.

Quando veio de uma pequena cidade rural para tra­balhar e ajudar a família, Co­elho começou como ajudante e, graças à curiosidade e for­ça de vontade, foi aprenden­do e subindo de cargo rapida­mente. Aprender o serviço era complicado, não existia nem equipamentos para realizar o treinamento. Aliás, não existia nem treinamen­to. “Tínhamos que nos esforçar pra apren­der, porque se agente aprendesse o serviço, o salário melhorava”, conta.

Quanto à maior dificuldade já enfren­tada, Coelho diz que a chuva sempre foi um grande obstáculo. Para ilustrar ele diz: “Imagine você lá no alto da serra, longe de casa e começa aquele temporal, terra, trovão, relâmpago... Você já teve dificuldade para subir com terra seca e pra descer? Então a responsabilidade é muito grande, mas a experiência conta mui­to nesse caso. Graças à Deus, nesses 20 anos nunca presenciei um acidente grave na mesma equipe.”

Após anos de experiên­cia Coelho diz que hoje é mui­to prazeroso trabalhar na área elétrica, porque além de ser to­talmente seguro, a comunica­ção e o planejamento adequa­do contribuem para a perfeição do serviço. Paciência e segu­rança para ele são o segredo do sucesso e da eficiência no trabalho de construção elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário