segunda-feira, 10 de maio de 2010

Colaboradores realizam exames de diabetes e hipertensão


No dia 7 de abril os funcionários da Rizal/Tríplice receberam orientações sobre alimentação saudável, exames que devem ser feitos periodicamente, além de realizarem medição de pressão arterial e nível de glicose no sangue. Uma nutricionista deu dicas para uma alimentação saudável, orientações sobre peso comentou sobre alimentos que ajudam a controlar problemas de saúde como colesterol alto, diabetes e obesidade.

O evento foi realizado por profissionais do PSF Faisqueira e do Hospital Regional. Olenca Maria de Melo Vilela, coordenadora do PSF 010 do bairro Faisqueira, afirma que “esse trabalho é de muita importância, porque fazendo a medição da pressão pode-se detectar várias pessoas com hipertensão, e o exame da glicemia capilar te dá parâmetros de alteração da glicemia, com isso da para saber se a pessoa pode ter diabetes.” Olenca diz que dependendo do resultado dos exames feitos a pessoa é orientada a procurar um acompanhamento médico. 

João Paulo faz teste de níveis de glicose (glicemia) no sangue, exame que detecta uma possível diabetes.


Luciana Pereira, nutricionista, diz que a pessoa deve se alimentar de quatro a cinco vezes por dia, a alimentação deve ser normal, o que varia é a quantidade que depende de cada um. “No entanto a pessoa deve fazer exames para checar a saúde uma vez por ano e controlar seu peso, verificando as variações de peso mensalmente”, afirma.
.
Já que os funcionários ficam muito tempo expostos ao sol, Luciana orienta a comer alimentos ricos em vitamina “E”, como por exemplo amendoim, castanha, óleo de soja etc, mas “principalmente deve-se tomar muita água, pois quem trabalha no sol, pode ter desidratação, pelo fato de suar muito.”
.
Holda Maria de Almeida Leite, assistente social da Rizal/Tríplice, comenta que a empresa tem essa preocupação de sempre acompanhar a saúde dos funcionários. “Procuramos fazer que o trabalho desenvolvido na empresa ocorra de uma maneira que todos se sintam bem, agente tem essa preocupação de cuidar do bem estar dos funcionários”, comenta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário